Oi Pessoal!
Com esse pap, pretendo dar uma luz para quem quer se aventurar nas costurinhas mas,
ainda não teve oportunidade de fazer um cursinho ou por achar que costurar é um bicho
de várias cabeças! rsrsrsrsrsrsrsrs!
Algumas de vocês, já são craques nesses modelitos.
Eu aprendi a fazê-lo há bem pouco tempo!
AINDA ESTOU ME ADAPTANDO A NOVA MÁQUINA, ALGUMAS FOTOS NÃO FICARAM MUITO BOAS. LEIAM COM ATENÇÃO POIS O QUE NÃO DEU PRA MOSTRAR DIREITO, VOU ESCREVER. OK?
Então vamos lá!
AQUI ESTÁ TODO O MATERIAL NECESSÁRIO, ALÉM DO QUE JÁ TINHA LISTADO NO POST ANTERIOR, ACRESCENTEM UM PEDAÇO DE VIÉS LARGO, UMA ARGOLA PARA CHAVEIRO E UM MOSQUETÃO.
ABRAM O COMPASSO NA MEDIDA DE 10 CM E FAÇAM UM CÍRCULO, RISCANDO NA RADIOGRAFIA E APÓS RECORTEM. ESSA É A MEDIDA DO MAIOR FUXICO. FICARÁ COM 20 CM DE DIÂMETRO.
DICA IMPORTANTE:
PARA DEIXAR AS RADIOGRAFIAS NOVINHAS EM FOLHA, BASTA COLOCÁ-LAS DE MOLHO NA ÁGUA COM UM POUCO DE ÁGUA SANITÁRIA POR UNS 15 MINUTOS APROXIMADAMENTE, ELA FICA CLARINHA IGUAL ACETATO NOVO (ALIÁS, PRA QUEM NÃO SABE, ELA É UM PEDAÇO DE ACETATO).
DEPOIS É SÓ ENXAGUAR EM ÁGUA CORRENTE. NO MEU CASO, UTILIZEI UMA BEIRADA ONDE A RADIOGRAFIA ESTAVA MAIS CLARA. ASSIM OS MOLDES DURAM MUITO MAIS TEMPO SEM SE DEFORMAREM. OS MOLDES DE CARTÃO LOGO VIRAM UMA 'ECA'. RSRSRSRSRSRS!
AGORA FAÇAM OUTROS DOIS CÍRCULOS, UM ABRINDO O COMPASSO EM 3 CM E O OUTRO EM 2,5 CM (RESULTARÁ EM UM CÍRCULO DE 6 CM E OUTRO COM 5 CM DE DIÂMETRO)
RISQUEM O CÍRCULO MAIOR 2 VEZES NO TECIDO ESTAMPADO (CORPO DO PORTA NÍQUEL), O MÉDIO 12 VEZES NO TECIDO LISO (PÉTALAS DAS FLORES) E O CÍRCULO MENOR, 2 VEZES NO TECIDO ESTAMPADO (MIOLO DAS FLORES).
AQUI JÁ ESTÁ TUDO RECORTADO.

COMECEM A COSTURAR OS FUXICOS, DO AVESSO PARA O DIREITO FAZENDO MOVIMENTOS REPETITIVOS DO AVESSO PARA O DIREITO, ISSO VAI EVITAR QUE O TECIDO DESFIE (ESSA DICA É MUITO IMPORTANTE).

AQUI UM FUXICÃO COSTURADO.
DEPOIS DE COSTURAR OS DOIS FUXICOS MAIORES, FAÇAM OS MIOLOS DAS FLORES, ENCHENDO O FUXICO MENOR COM UM POUCO DE ALGODÃO PARA DAR RELEVO, FICA COMO SE FOSSE UM BOTÃO FORRADO.

APÓS FECHAR OS FUXICOS DAS PÉTALAS, UNA TODOS LADO A LADO E FECHE EM ANEL PARA FORMAR A FLOR. SERÃO FEITAS DUAS FLORES, UMA PRA CADA LADO DO TRABALHO. ELE FICA IDÊNTICO DOS DOIS LADOS.

AGORA É SÓ PREGAR O MIOLO, COM PONTOS ESCONDIDOS ENTRE AS PÉTALAS E O MIOLO.

CHEGOU A HORA DE PREGAR O ZÍPER, O QUE PARA MUITAS SERIA COMPLICADO. ABRAM O ZÍPER PRA FACILITAR A COSTURA. FAÇAM PONTINHOS BEM PRÓXIMOS, PARA FICAR BEM FIRME E USEM A LINHA SEMPRE DOBRADA COM UM NOZINHO NA PONTA. ESCONDAM O NÓ ENTRE O ZÍPER E O FUXICÃO. ESSA UNIÃO É FEITA BEM ONDE TEM O FERRINHO DEPOIS DOS DENTINHOS DO ZÍPER, FICA SOBRANDO UM PEDACINHO DO ZÍPER. COSTUREI COM PONTO ATRÁS, QUEM NÃO SOUBER VAI DANDO ALINHAVO E DEPOIS VOLTA COMPLETANDO OS ESPAÇOS, ATÉ APRENDER COMO SE FAZ (DÁ PRA QUEBRAR O GALHO).
NESTA FOTO DÁ PRA VER COMO VAI FICANDO O TRABALHO.

AGORA É HORA DE PREGAR O OUTRO LADO DO ZÍPER.

O TRABALHO VAI FICANDO COM ESSE ASPECTO.

AGORA É HORA DE PREGAR UM PEDAÇO DE 5 CM DE VIÉS, DOBRADO AO MEIO NA LARGURA E COMPRIMENTO, FORMANDO UMA ALÇA PRA ENCAIXAR A ARGOLA E O MOSQUETÃO DE CHAVEIRO. DEPOIS QUE COSTURAR O VIÉS, VAI SOBRAR FUXICÃO CONTRA FUXICÃO AÍ, MUDA-SE A COSTURA PRA PONTO CASEADO. ASSIM FICA UM ACABAMENTO BEM BONITO.
O FUXICO FICARÁ ASSIM DEPOIS DE PRONTO.

E PARA ELE IR TODO PRO LUGAR, É SÓ DAR UMA PASSADINHA COM O FERRO, DEPOIS QUE ENCHER ELE DE DIM DIM, ELE FICA BEM FOFINHO. OS OUTROS DOIS, JÁ ESTÃO EM USO, FIZ O VERMELHO E O ORIGINAL DE ONDE COPIEI É O LILÁS.
AGORA É SÓ SOLTAR A IMAGINAÇÃO! E BRINCAR COM OS TECIDOS. VALE ATÉ UTILIZAR TECIDOS DE ROUPAS ANTIGAS PRA EXPERIMENTAR A RECEITA. E DE QUEBRA, FAZER UMA RECICLAGEM!
ELES VENDEM BEM.
E DEPENDENDO DO LUGAR, PODEM CUSTAR DE R$8,00 A R$12,00. (PREÇO CALCULADO NO MÊS DE DEZEMBRO)
BONS TRABALHOS!
ATUALIZANDO...
O PREÇO AQUI SUGERIDO DEPENDE MUITO DO VALOR PAGO NOS TECIDOS, EM ALGUNS LUGARES CHEGAM A VENDER 20 CM DE CADA ESTAMPA MAS, EM OUTROS SÓ VENDEM A METRO E EM OUTROS, MEDEM UM METRO DE TECIDO E PARTEM EM 4 PARTES IGUAIS E VENDEM COMO CORTES. CUIDADO PARA NÃO ADQUIRIR TECIDOS DE MÁ QUALIDADE, POIS OS MESMOS SOLTAM TINTA, PRINCIPALMENTE OS QUE TEM PIGMENTO VERMELHO. OS TECIDOS IMPORTADOS CUSTAM UM POUCO MAIS. EM COMPENSAÇÃO NÃO MANCHAM SEUS TRABALHOS. APRENDI ISSO EM UMA FEIRA DE PATCHWORK. ESPERO QUE ESSA DICA VENHA ACRESCENTAR.